sexta-feira, 29 de julho de 2011

CIRCUITO DE BRINCADEIRAS: AMARELINHA

Com o desenvolvimento da tecnologia, como jogos eletrônicos e atrativos programas da TV, as divertidas brincadeiras estão desaparecendo da rotina das nossas crianças. Os jogos virtuais que na maioria das vezes não exigem das crianças movimentos corporais e muito menos a criatividade, limitam e porque não dizer que atrasam o desenvolvimento psicomotor das mesmas.
Por isso, é de grande importância que a escola e os pais promovam momentos com atividades que resgatem os jogos e brincadeiras, como amarelinha que além de desenvolver a lateralidade e coordenação motora, contribui para exercitar a imaginação, criatividade e união de grupo, pois atividades coletivas sempre envolve uma ação social. "O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000).
Diante de tantos benefícios que os jogos e brincadeiras proporcionam para os educandos, foi elaborado e aplicado nas aulas de educação física da Escola Geração 10 um Circuito de Amarelinha. O resultado foi maravilhoso, as crianças mostraram satisfação plena através do entrosamento pleno do grupo e satisfação de saber que estavam “brincando como no tempo dos seus pais.”

Procedimentos seguidos:

No primeiro momento, organizamos uma circulo de debate para a apresentação da atividade e coletas de sugestões, em seguida dividimos a turma em grupos iguais com a missão de criar e desenhar uma amarelinha diferente das convencionais, usando figuras geométricas como: quadrado, círculo, triângulos e outros. Feitas as amarelinhas, formamos uma fila para que todos experimentassem a criação dos grupos.

Atividade proposta e realizada pelo nosso 
Professor de Educação Física: Robson 


Veja algumas fotos:









































E agora um vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deujr@bol.com.br, ribiagera10@gmail.com