domingo, 25 de setembro de 2011

A DIFÍCIL ARTE DE EDUCAR



Educar requer uma grande dose de paciência, sabedoria, amor, perseverança e coerência, para conseguirmos estabelecer limites sem podar a criatividade nem sermos autoritários em demasia, dar amor sem que com isto e em seu nome nos tornemos por demais permissivos, dar liberdade para que seja exercido o livre arbítrio de cada um, de modo que haja responsabilidade pelas escolhas e pelos atos praticados. 

É importante corrigir, sem ser excessivamente crítico, de modo a humilhar e desvalorizar, estabelecer regras que devem ser cumpridas, sem que sejamos tiranos, saber ser flexível, quando a situação requer, sem com isto estimularmos a impunidade. 

É importante indicar caminhos, sem que com isto queiramos percorrer caminhos alheios, posto que a vida se faz a cada passo, a cada momento, a cada opção feita, a cada ato praticado, cada palavra dita (ou omitida), cada mão estendida, cada sorriso dado, a cada lágrima derramada, seja de alegria ou de dor. 

Quando uma criança chega à escola, já leva uma bagagem de emoções, de sentimentos, de orientações recebidas, hábitos adquiridos pela educação que recebe na família na qual está inserida. Como vivemos em um mundo globalizado, aonde a informação chega a cada casa com uma incrível velocidade, por vezes tudo que se tenta passar para uma criança, parece ser algo em desuso, sem valor, frente ao que é visto através da imprensa ou da mídia televisiva. 

Educamos através de coisas simples, que são reforçadas no dia a dia, como ao orientar para cuidar do que lhe pertence, não pegar nada do colega sem pedir permissão, não dizer palavrão, não mentir, exigir respeito aos mais velhos, que seja educado, gentil, que use palavras “mágicas” como Bom Dia, Com licença, Obrigado; fale sem que precise gritar, não jogue lixo na rua e uma série de outras regras básicas de boa, pacífica e respeitosa convivência. 

Hoje temos que ser verdadeiros artistas, sem sermos palhaços (digna profissão, aliás), para conseguir formar um cidadão de bem, sem corrermos o risco de sermos taxados de alienados diante da realidade que nos é mostrada, onde parece que prevalece a impunidade, a falta de caráter, de respeito e de limites.
Por: Isabel C. S. Vargas
Fonte: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-dificil-arte-educar.htm

sábado, 24 de setembro de 2011

SE...



"Se eu pudesse deixar algum presente a você, 
deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. 
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora... 
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. 
A capacidade de escolher novos rumos. 
Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: 
Além do pão, o trabalho. 
Além do trabalho, a ação. 
E, quando tudo mais faltasse, um segredo: 
O de buscar no interior de si mesmo 
a resposta e a força para encontrar a saída."

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ANIMAIS MAIS RÁPIDOS DO MUNDO!


...que o animal mais rápido do mundo é o gavião? A ave pode atingir a velocidade de 320 quilômetros por hora. Em segundo lugar temos o peixe-voador, com 108 quilômetros horários. Entre os animais terrestres, há dois campeões: em distâncias curtas, a chita (ou guepardo), com 100 km/h; nas distâncias maiores, a gazela com 96 km/h.

ENGLISH AND PHYSICAL EDUCATION


Os alunos do 2º ao 5º ano se divertem agora com o esporte e a língua inglesa. A teacher Rafaela e o professor Robson formaram uma dupla e põem em prática uma nova estratégia de ensino: enquanto os alunos colocam em prática a conversação em inglês, aprendem jogos esportivos.

O primeiro jogo foi o volleyball. Os alunos utilizaram frases, em inglês, enquanto brincaram.

É a Escola Geração 10 inovando com a interdisciplinaridade entre English e Physical Education. Veja as fotos:




domingo, 18 de setembro de 2011

SELECTIVE COLLECTION


Encerrando o Projeto Meio Ambiente, os alunos do Grupo 5 elaboraram junto com a “Teacher Rafaela” um livrinho sobre Coleta Seletiva.

As quatro lixeiras foram enfeitadas por cada aluno.


YELLOW TRUSH - METAL


BLUE TRUSH - PAPER


GREEN TRUSH - GLASS


YELLOW TRUSH - METAL

Veja agora algumas fotos e acompanhe uma parte do nosso projeto:

















DESMATAMENTO E AQUECIMENTO GLOBAL

A destruição acelerada das florestas tropicais que formam uma preciosa faixa resfriadora ao redor do equador está sendo considerada, agora, como uma das principais causas da mudança climática. As emissões de carbono por meio do desmatamento superam em muito o dano causado pelas provenientes de aviões, automóveis e fábricas.
 
O desmatamento é a terceira atividade do homem que mais gera gases de efeito estufa, depois da produção energética e industrial. Como as florestas são grandes 'limpadoras' de dióxido de carbono, ao serem devastadas, têm seu poder de absorção anulado. Assim, mais gases permanecem na atmosfera, contribuindo com o aquecimento global do planeta.  Diante desta evidência a Conferência de Copenhague de 2009, propôs um conjunto de medidas para frear o aquecimento global incluindo alternativas para tentar diminuir e pôr fim ao desmatamento de florestas nativas.

Em uma outra reunião internacional, também em 2009, na Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, representantes de mais de 180 países, propuseram mecanismos para diminuir e eventualmente, frear o desmatamento. A ideia proposta por este encontro é reduzir em 50% o desmatamento de florestas nativas até 2020 e proibi-lo até 2030. Isto seria possível por meio de incentivos econômicos para os países em desenvolvimento.

Baseado no texto: Desmatamento e aquecimento global: Brasil estuda proposta para a Amazônia. http://blogs.discoverybrasil.com




Desmatamento e Aquecimento Global, foram os temas dos projetos do 4º e do 5º ano, respectivamente. As professoras Ângela e Arlete reuniram seus projetos e alunos na apresentação de uma peça que levou as crianças a refletirem sobre a participação de todos os povos da Terra, juntos, formando uma grande família. Cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente, futuro e pelo bem estar de todo o mundo dos seres vivos.

O NOME DA PEÇA?


VEJA AS FOTOS...

4º  ano matutino:




















4º e 5º anos vespertino:
























O PLANETA ESTÁ EM APUROS! 

O homem, em geral, polui o ambiente, estraga as plantas e não recicla. Temos muita coisa a fazer, tipo reciclar, plantar árvores, poupar água e energia, entre outras coisas. Todos juntos vamos dar as mãos e cuidar do nosso planeta. Vamos nessa!